Postagens

Mostrando postagens de 2011

CURSOS EM CUNHA

Divulgando: Às comunidades e ateliês de cerâmica. ... objetivo divulgar um curso que será dado em três módulos, um por semana, no mês de janeiro de 2012 na cidade de Cunha, Estado de São Paulo. Cunha, cidade do Vale do Paraíba distante 40km de Paraty reúne uma comunidade de ceramistas de alta temperatura que, atraídos pela qualidade do barro e pela tradição da região, acabaram formando um ambiente de intercâmbio artístico altamente produtivo. Hoje quase 30 ateliês abrem suas portas para os visitantes com uma produção diversificada e exclusiva. Para dinamizar as atividades culturais ligadas à cerâmica foi criado em 2009 o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha que nesta oportunidade está oferecendo o programa apresentado anexo. Maiores informações podem ser obtidas no site do Instituto www.icccunha.org.br ou através de consulta retornando este email. Por favor divulguem entre os ceramistas e alunos. Fernanda Freire Diretora Executiva do ICCC
Imagem

REFLEXÃO

Enquanto construo meus desafios,também encontro textos que resumem minhas ações, minha vida. “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma . É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” (Fernando Pessoa)

RETORNO COM BAGAGEM

Como é bom retornar às atividades depois de participar de cursos. Bagagem renovada! No inicio de julho estive em Buenos Aires para o encontro de Cerâmica com os mexicanos Gustavo Pérez, Constantino M. Dominguez e Gloria Carrasco. Depois passei uma semana em São Paulo aprimorando técnicas de torno com César Barbosa no Studio de Cerâmica e o último evento, também em São Paulo, com o grupo Iandé. Todos estes eventos tem uma ligação com o trabalho que desenvolvo e vieram em sequência, fazendo com que os questionamentos de um fossem esclarecidos com o próximo evento, ou em alguma conversa gerada nestes encontros. Desde que iniciei com a cerâmica sempre desenvolvi trabalhos com placas e montagens. Iniciei o torno com a intenção maior de "deformar" os cilindros. Tudo isso vi e re-aprendi em Buenos Aires. Mas ainda faltava conseguir levantar peças mais delicadas no torno. Com as dicas do César consigui fazer peças com muito mais facilidade e leveza. E, por fim, o processo criativo...

OFICINA COM GRUPO IANDÉ/SP

Nos dias 02 e 03 de setembro acontecerá o evento " O S SABERES E O PROCESSO DE CRIAÇÃO " no ateliê Silicas, em São Paulo. O grupo Iandé é formado por Megume Yuasa, Rosana de Oliveira e Sandra Lagua e será realizado em parceria com as ceramistas Sirlene Giannotti e Nádia Saad , do ateliê Silicas. Um bom evento, com certeza. Estarei lá participando deste encontro que nos fará pensar e refletir sobre o processo criativo em suas várias dimensões.

RAKU

Imagem
A volta aos estudos nos faz arriscar e isso é muito bom para o processo criativo. Dos vários estudos deste período iniciei pelo Raku: é uma técnica de resultados maravilhosos e muita dedicação. Acompanhar a subida da temperatura, aprender a lidar com o gás, aprender a "ouvir" o gás foi maravilhoso e retirar as peças do forno percebendo o esmalte mole, reduzir na serragem e verificar que deu certo. Muito bom mesmo!!

IX JORNADA DE CERÂMICA/ARGENTINA

Imagem
Vejam quem eu encontrei passeando por San Telmo! Mas, voltemos ao assunto: Sempre que recebo uma programação de jornada ou congresso, a primeira coisa que faço é procurar informações sobre o trabalho dos artistas convidados. Acredito que isso seja o "lógico", pois preciso ter alguma afinidade ou conhecimento sobre o assunto para decidir se vale participar ou não, mesmo se a viagem for para um lugar maravilhoso como Buenos Aires. Teríamos os mexicanos: Gloria Carrasco, Gustavo Pérez e Constantino M. Dominguez. Gloria trabalha com placas em esculturas gigantes (adoro isso!), Gustavo deforma peças torneadas (foi esse o meu principal interesse em aprender torno!) e Constantino é aluno de Gustavo, mostrou a mobilidade de placas torneadas para formar peças orgânicas. Fechado. Tudo que gosto e muito próximo ao meu trabalho.Com vantagens: relembrar meu espanhol, coisa difícil é o sotaque portenho; passar uns dias curtindo um lugar mais húmido que minha terra, junto com um friozi...

CURSOS E ATUALIZAÇÕES

O mês de julho é oficialmente mês de Férias! Porém, muitas vezes é quando conseguimos dar um tempo no ateliê e estudar, juntar grupos para debates, participar de encontros, embora estes eventos tenham aumentado muito durante todo o ano. Então, neste mês, estaremos atendendo apenas com hora marcada. Bom descanso, bons estudos!

A CERÂMICA E A INFÂNCIA

Imagem
A cerâmica é considerada a arte mais primitiva e intuitiva. O contato com a massa e a possibilidade de criar com as mãos nos remetem a experiências únicas, provocando as mais diversas reações, como o relaxamento, o aumento de concentração, o exercício da paciência, além de aprender a esperar e a lidar com a perda. Tudo isso favorece a uma vivência emocional diferente. Além de todos estes estímulos citados, ainda temos uma melhora no desenvolvimento motor e força muscular. No curso de cerâmica para crianças trabalhamos com a modelagem livre, auxiliando- as a criar dentro das técnicas básicas de confecção, sem interferir na linguagem individual. O trabalho é desenvolvido como brincadeira, as peças são elaboradas de acordo com a vivência e imaginação de cada um, respeitando suas diferenças e costumes. Com isso, estaremos colaborando para um amadurecimento natural e saudável, pois criança deve brincar e brincar aprendendo faz bem!