3º CONGRESSO NACIONAL DE CERÂMICA

O congresso de Curitiba esteve ótimo, como era de se esperar. As oficinas duram em média 9 horas e isso nos dá possibilidades de executar a técnica, gerar dúvidas e discutí-las. Porem, é necessário escolher apenas 2 e esta é a parte mais difícil.

Fiz oficina de queima de cerâmica combinada com metais com a Luciane Garcez, professora na UFSC. Efeitos diferentes de acabamento e possibilidades de construção de linguagem para as esculturas e/ou materiais artísticos.

A segunda oficina foi com Gilberto Narciso, ceramista de Curitiba que tem um lado pesquisa muito aguçado. Fizemos esmaltes com cinzas, feldspato, argila e, em alguns casos, adicionamos oxidos. Os resultados foram analizados e as possibilidades discutidas. As aplicações nas peças cerâmicas ficaram variadas o que possibilitoou várias análises. Além disso ainda tinhamos as paletras, relatos de experiências, profissionais ou iniciantes para conversarmos. O contato com estas pessoas, todos ali respiram cerâmica, todos em busca de conhecimento e troca de informação faz desta uma experiência única. Agradeço ao Gilberto que cedeu a foto acima.

É muito bom voltar ao meu ateliê, com quilos a mais na bagagem e muita vontade de criar.
Neste segundo semestre teremos muitas novidades. Aguardem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Papel Machê